O mais completo portal de notícias sobre CRMs!

melhorar a produtividade da sua equipe
27/06/2019
11 hábitos para

melhorar a produtividade

da equipe

Uma das maiores qualidades de uma pessoa bem-sucedida é a sua produtividade.

Essas pessoas não possuem super poderes, talvez não morem no trabalho ou deixam sua vida pessoal de lado para se dedicar a empresa.

Elas simplesmente são produtivas. E isso não é algo difícil de conquistar.

Existem alguns hábitos que são conhecidos como manter sua mesa do escritório organizada e ter pelo menos oito horas de sono por noite. Mas existem outras dicas que vão te surpreender, mas que podem fazer toda a diferença no final do dia!

Criar hábitos saudáveis pode não ser algo tão fácil, mas desfazer um hábito ruim pode ser muito mais trabalhoso.

É muito importante você criar um processo para se tornar mais produtivo e deixar de procrastinar no trabalho, nos estudos ou em qualquer outra atividade que você se disponha a executar.

Listamos 11 hábitos que podem mudar completamente a sua vida e te ajudar a bater metas, ser mais produtivo e se tornar um profissional bem-sucedido no mundo dos negócios. Alguns hábitos você com certeza já ouviu falar, mas outros vão te surpreender.

1. Organizar a sua mesa de trabalho melhorar a produtividade

A criatividade pode sim surgir em meio ao caos. Muitos profissionais que lidam diariamente com criatividade concordam com essa teoria e a apoiam de olhos fechados.

Mas tenha em mente que uma mesa de escritório totalmente bagunçada, com lixo espalhado por todos os lados não contribuem com nada, inclusive com a criatividade.

Quando você organiza o seu espaço, consegue visualizar as tarefas que ainda estão inacabadas e você não esquece de fazê-las pois está olhando para elas.

Profissionais com uma mesa de escritório limpa e organizada são mais persistentes, menos frustradas e cansadas. Isso segundo um estudo publicado na Harvard Business Review. Um grupo de estudiosos descobriram que uma mesa limpa te ajuda a executar uma tarefa mais de uma vez. Já um ambiente totalmente desorganizado pode ser um obstáculo real e não vai melhorar a produtividade.

2. Separe 20% do seu tempo

Independente do quão corrido for o seu dia, separe 20%, cerca de 90 minutos se você trabalhar oito horas por dia – para executar todas as suas tarefas mais importantes.

Você pode desperdiçar os demais 80% em tarefas mais simples e até mesmo procrastinar em algum momento. Mas esses 90 minutos vão te ajudar a fazer um grande progresso e você vai conseguir realizar todas as prioridades e ainda bater as suas metas de produção.

3. Trabalhe menos

Esse hábito pode ir na direção contrária daquilo que aprendemos desde pequeno: quanto mais você trabalha, mais resultados você vai alcançar.

O que muitas pessoas esquecem de falar é que esses resultados podem ser positivos e até mesmo negativos. Existem profissionais que fazem horas extras para entregar seus projetos, mas isso não significa que as horas foram bem gastas.

John Pencavel, um professor de Economia da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, afirmou que aumentar a hora de trabalho não aumenta proporcionalmente a produtividade de uma pessoa. Além disso, quando se aumenta demais o número de horas extras o profissional passa a produzir mais lentamente suas atividades.

É como dizem: menos é mais.

4. Deixe seu telefone de lado

No começo as pessoas realmente vão pensar que você está ignorante as mensagens e ligações, mas para você ser mais produtivo, precisa se desconectar de todas as distrações que existem.

Quantas vezes você olha para o seu telefone todas as vezes que ele vibra ou que aparece uma notificação no visor? Você pode perder totalmente o foco e não lembrar onde foi que você tinha parado.

5. Delegue as atividades

Delegar tarefas é uma das coisas mais difíceis para um profissional. E um dos hábitos menos prováveis de uma pessoa praticar diariamente.

As pessoas são mais produtivas quando não executam tarefas “penosas”, que parecem uma luta para conseguir algum progresso.

Você não sabe o que fazer com elas? Delegue. Concentre-se nas tarefas que você consegue executar e passe uma atividade que você não consiga desenvolver para uma pessoa que você sabe ter capacidade para desenvolvê-la.

Isso é bastante comum entre gestores.

6. Faça reuniões inteligentes

Você tem dificuldades em transformar uma reunião “maçante” em uma reunião produtiva? Conheça dois passos para que toda a equipe seja produtiva e contribua com o projeto:

Passo um: Faça um plano

Muitas reuniões começam sem uma agenda programada. Comece a fazê-la antes de começar qualquer reunião, mesmo que ela seja curta. Fica bem mais fácil você saber quais assuntos são importantes, quais não podem ficar de fora da discussão e até mesmo eliminar aqueles que surgirem durante uma conversa.

Passo dois: Exclua todas as distrações

Quando você reúne um grupo de pessoas para tratar um assunto importante, sempre aparece aquelas ideias que não estavam programadas e acabam consumindo um tempo que poderia ser melhor aproveitado.

A ideia é importante mas não para o momento? Anote e deixe para discutir em outra reunião. Caso sobre um tempinho no final, vocês podem voltar ao assunto.

7. Tire um cochilo no trabalho

Ok, confesso que essa pode ser uma dica um pouco estranha, mas ela funciona.

Existem trabalhos que investem em um ambiente para descanso, mas tem empresas que acham isso algo totalmente sem sentido.

Converse com seu chefe, use a saída de incêndio caso possível, durma no carro, no banheiro, embaixo da sua mesa. Onde você conseguir, tire uns minutinhos para tirar um cochilo e recarregar as energias.

Isso vai te ajudar a ser mais produtivo.

8. Evite os matadores de produtividade

Você sabe o que tira a sua atenção do trabalho? Os maiores vilões que não ajudam a melhorar a produtividade são:

  • Celulares
  • Internet
  • Redes sociais
  • E-mail

Evite o contato com essas ferramentas ou as use em tempos específicos do seu dia, principalmente com os e-mails.

9. Dê prioridade para a prioridade

Para render mais em seu trabalho você precisa quais tarefas são mais importantes e dar prioridade a elas diariamente. Quer algumas dicas?

Não force o seu cérebro

Não é possível trabalhar no máximo o dia inteiro. Isso acaba gerando um desgaste emocional e físico muito grande.

Quando você estiver cansado, faça alguma tarefa considerada mais simples, como responder e-mails, por exemplo.

Pratique a procrastinação estratégica

Para se concentrar nas atividades mais importantes e urgentes, deixe problemas menos urgentes para mais tarde. Simples assim.

10. Aproveite o sol

Vitamina D faz bem, em qualquer hora do dia. Um escritório com uma bela vista e luz solar pode parecer perfeito para divagar, mas na verdade, o sol ajuda a melhorar a produtividade.

Existem estudos que comprovam que as pessoas que sentem mais próximas a janela acabam produzindo mais e com mais qualidade do que as pessoas que não sentam.

11. Reclame menos

Reclamar menos é um hábito saudável que pode ajudar não somente a sua produtividade, mas todas as atividades que você fizer na vida.

Esse é um hábito que vai apresentar uma nova perspectiva para a sua vida profissional.

Esses são os 11 hábitos que vão melhorar a produtividade da sua equipe. Curtiu o conteúdo? Deixe o seu comentário!

Não deixe de seguir as nossas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos conteúdos no blog.