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motivar a sua equipe a usar o CRM
23/05/2019
Como

motivar a sua equipe a usar o CRM

Conseguir com que a equipe implemente uma nova ferramenta em sua rotina é algo muito complicado e acaba envolvendo uma briga de egos.

Já é difícil você sozinho se adaptar a uma nova rotina, quem dirá toda uma equipe que é formada por personalidades totalmente diferentes, que possuem seu próprio ritmo, sua própria maneira de lidar com tecnologia e até mesmo sua própria maneira de lidar com organização.

E as coisas ficam ainda mais difíceis quando a ação parte do líder.

Os vendedores em 90% dos casos não sabem como usar o CRM pode ajudar a vender mais.

Para esses profissionais usar uma ferramenta CRM é um tempo perdido que poderia ser gasto vendendo e batendo metas. Então por que se preocupar?

Com certeza você já passou por isso ou está passando nesse exato momento. Esse pensamento é universal, muda-se apenas o nome dos profissionais, a área e o nome da empresa.

É necessário influenciar positivamente sua equipe para que eles vejam a diferença que um CRM pode fazer em suas vidas como profissionais de vendas. Você deve estar se perguntando “como?”.

Confira alguns argumentos que você pode usar para motivar a sua equipe a usar o CRM. Então seja estratégico e mostre tudo o que um profissional pode perder se simplesmente deixar essa ferramenta incrível de lado e continuar a fazer as mesmas coisas todos os dias e não mudar.

Quer saber como motivar a sua equipe a usar o CRM? Mostre como essa ferramenta ajuda a vender mais e com qualidade!

É isso que você deve responder todas as vezes que a sua equipe de vendas questionar a necessidade do CRM em suas vidas.

É possível encontrar todos os dados relacionados ao cliente no CRM. Todas as trocas de e-mails, todos os telefonemas, todos os pedidos já feitos, todas as negociações realizadas, as reuniões feitas, as negociações reprovadas e muito mais. Você tem acesso a todas as informações que estiverem no banco de dados.

Isso significa que o profissional de vendas tem um dossiê a sua disposição para criar estratégias de persuasão mais certeiras e personalizadas. Isso mostra que o vendedor conhece seu cliente como nenhum outro.

Mas tudo isso só é possível, se os dados forem cadastrados no sistema religiosamente.

O que você acha que os clientes preferem?

  • Um vendedor altamente preparado? Que sabe todas as informações e lembra de tudo aquilo que já foi negociado e conversado? Ou;
  • Um vendedor despreparado. Que esquece tudo o que já foi combinado, que nunca retorna nos telefones certos, que manda e-mail para as pessoas erradas, que esquece reuniões e que sempre dá a impressão que está fazendo uma “cold-calling”, as famosas chamadas frias, sendo que já trocaram ligações mais de cinco vezes?

Com certeza o cliente vai ficar com a primeira opção. 

Você antecipa as tendências de mercado

Saber antecipadamente as tendências de mercado, produtos e serviços é algo incrível. É como ter uma galinha que bota ovos de ouro. Informações que outras empresas podem demorar para conseguir.

Na medida que as informações forem cadastradas no CRM, o sistema permite que você ajuste estrategicamente as abordagens de um determinado mercado, identifique onde determinados produtos estão sendo mais vendidos, em qual segmento e também a demografia.

Com essas informações você pode bolar estratégias diferenciadas e criar campanhas de divulgação segmentadas.

Tudo isso pode te ajudar a vender mais e é claro, a aumentar a lucratividade da sua equipe de vendas e alcançar todas as metas.

Um por todos, todos por um

Originalmente “Unus pro omnibus, omnes pro uno”, em latim.

Você pode até não conhecer a história dos três mosqueteiros, mas com certeza já ouviu essa famosa frase! Esse deve ser o lema de uma equipe unida.

Já pensou quão vantajoso seria se todos os integrantes da sua equipe de vendas estivessem na mesma sintonia? O CRM é uma ferramenta feita para isso acontecer!

O CRM é uma ferramenta que gerencia o relacionamento entre vendedores e clientes, ele aumenta a produtividade de uma equipe e também o fechamento e também, permite uma maior integração dentro de um escritório.

Todos os vendedores precisam andar seguindo o mesmo ritmo, com as mesmas metas e objetivos. Nada melhor que usar uma ferramenta CRM para alinhar todos os pontos e ajudar toda a equipe a crescer na mesma proporção.

Com certeza esse é um grande motivo que vai motivar a sua equipe a usar o CRM em seu dia a dia.

Conheça seu cliente como a palma da sua mão

Já tocamos rapidinho nesse assunto, mas é importante dar destaque ao cliente, sempre.

Uma das principais funções do CRM é reunir todas as informações importantes de um cliente. Antes de começar uma nova abordagem é essencial reunir o máximo possível de informações do seu potencial lead.

Para isso, é necessário nutrir a ferramenta.

Uma das maiores vantagens de traçar um perfil do seu potencial cliente é possibilidade de preparação antes de qualquer abordagem.

Você pode definir todo um processo de vendas para que todos tenham o máximo possível de informações. E que caso outra pessoa tenha que pegar a negociação no meio, pareça que ela esteve presente desde o início.

Fica muito mais fácil saber o tipo de cliente que você está lidando, seu estilo de comportamento, quais materiais ele já recebeu. Descreva as reações que ele teve referente a valores, negociações, os pontos que ele acha importante, que precisam ser melhorados.

Anote telefones, e-mails. Melhores horários para ligar. Até mesmo quais as comidas preferidas (para chama-lo para jantar ou almoçar qualquer dia), o time do coração, quantas pessoas tem em sua família (para mandar algum agrado qualquer dia). Anote tudo!

Você vai ver como fica mais fácil lidar com ele e melhorar as chances de fechar negócios.

Diga adeus às planilhas, cadernos, post-its perdidos

Existem diversos métodos para coletar dados e informações relevantes dos seus clientes. E cada vendedor prefere um método para guardar essas informações.

Alguns vendedores preferem cadernos, outros blocos de notas, outros guardam no e-mail, outros em arquivos em drives onlines, alguns conseguem guardar tudo na cabeça.

Como falamos lá no começo do texto, uma equipe é composta por pessoas que pensam e agem de maneiras diferentes.

Para evitar que informações se percam ou até mesmo nunca sejam usadas, o ideal é compilar tudo em um único lugar.

Não que cada vendedor não possa fazer anotações pessoais e guardar no Evernote ou blocos do seu smartphone.

Mas uma empresa para se organizar precisa de processos e esses processos precisam ser respeitados para que tudo funcione do jeito certo.

Um CRM vai ajudar a organizar todas essas informações em um único lugar e sua equipe vai se achar sempre que precisar.

Esses são bons argumentos que vão com certeza motivar sua equipe a usar o CRM para se aproximar dos clientes e vender mais. Curtiu o conteúdo? Deixe um comentário e compartilha com a gente como você conseguiu fazer com que a sua equipe usa-se o CRM naturalmente.

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