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Vantagens do CRM: imagem segura a letra c da palavra CRM
24/05/2019
Descubra as

vantagens do CRM

para as suas vendas

Os leads e clientes são importantes para um negócio. Sem eles uma empresa não cresce, não cria oportunidades e não fecha negócios. Independente do segmento de atuação, do tamanho, da quantidade de funcionários internos que existem, uma empresa não existe sem leads e principalmente sem clientes.

Isso significa que você e toda a sua equipe precisa se certificar de oferecer o melhor atendimento possível e existente para que seu cliente sinta-se especial e volte para fazer novos negócios.

É aí que entra o CRM. Saiba como ele pode te ajudar a ir muito mais longe.

O que é um CRM?

CRM é a abreviação de Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre). Em palavras mais simples, é um sistema facilita para as empresas administrarem o relacionamento de negócios e os dados e informações relacionados a eles.

Com um CRM você pode armazenar todas as informações relevantes sobre um cliente, ou um potencial cliente e anotar tudo referente a ele.

Semelhante às redes sociais, o CRM foi desenvolvido para trabalhar o relacionamento entre pessoas, mas no âmbito empresarial. É por isso que ele pode ser muito valioso para um negócio que sabe aproveitar todas as vantagens do CRM para a sua equipe.

Você busca entender seus clientes?

A base de toda venda é o bom relacionamento. Conhecer bem o seu cliente pode facilitar e muito o seu trabalho, mesmo que você ache que é muito trabalhoso.

Hoje em dia ninguém gosta de ser considerado mais um em uma multidão. O avanço tecnológico e a praticidade da internet transformou e muito a maneira como o cliente lida e enxerga uma empresa, um produto e até mesmo um serviço.

A exclusividade é a palavra da vez. As pessoas gostam de receber uma proposta personalizada, que combina perfeitamente com o seu perfil.

E tudo isso só é possível quando você constrói um bom relacionamento com os seus clientes.

É importante realçar que quando falamos construir um bom relacionamento, não nos limitamos apenas às informações sobre o perfil do cliente. Mas nos referimos a tudo o que envolve o cliente. Até mesmo os assuntos que ele mais gosta, os hobbies, tudo!

Quando você reúne informações relevantes do seu cliente e consegue traçar um perfil completo, fica muito mais fácil traçar uma estratégia de abordagem mais certeira, mais direta e que diminui e muito as chances do cliente dizer não.

Demonstrar interesse pelo cliente é criar um bom relacionamento. Mostra que cada caso é tratado individualmente. Coletar informações tem um único objetivo, a satisfação completa do seu cliente.

As vantagens do CRM para o seu negócio

Muitos clientes acabam investindo em empresas por causa da sua experiência positiva com o setor de vendas.

Coletar e organizar os dados dos clientes é um trabalho integral e por isso não dá margem para erros.

É fundamental investir em uma ferramenta de CRM de alta qualidade, capaz de integrar todas as necessidades da equipe de vendas e subir para o próximo nível.

Existem muitos benefícios para as empresas que implementam essa ferramenta e aproveite todas as ferramentas do CRM em sua equipe. Vamos descobrir quais são eles.

Organize suas informações

Um dos maiores problemas de trabalhar com uma equipe de pessoas diferentes, é a maneira como cada uma lida com a sua própria organização. Existem pessoas que guardam suas informações sobre clientes em cadernos, outros em seus dispositivos, na cabeça, outros acabam perdendo as informações mais relevantes para um negócio.

Organizar todos os dados em uma plataforma que pode ser acessada online pode ajudar a organizar as informações e o seu acesso pode ser feito em qualquer momento e em qualquer parte do mundo.

Quanto mais você conhece seu cliente, melhores serão as chances de oferecer uma experiência positiva de atendimento e fechar negócio.

Todas as interações feitas com o cliente precisam ser cadastradas no CRM. A quantidade de informação pode se perder facilmente em papéis, e-mails e post-its.

Usar a tecnologia vai te ajudar a organizar informações e a categorizar com precisão os dados. Graças ao CRM você pode armazenar listas de clientes e quaisquer informações relacionados a ele sem preocupação.

Tenha uma comunicação refinada

O CRM permite que a equipe trabalhe para manter o mesmo alto padrão de relacionamento e de vendas.

Quanto mais completos os perfis dos clientes, mais fácil é qualquer pessoa assumir a venda e entrar no meio da negociação.

Muitos clientes passam pela péssima experiência de lidar com um novo vendedor e pensam que precisam “começar desde o início” as negociações, as conversas. Isso não é bom para nenhum dos lados.

Sua empresa não precisa mais se preocupar com isso, o CRM elimina toda essa preocupação ao reunir todas as informações já coletadas durante a negociação até o momento de troca. Isso é claro se o profissional de vendas se dedicou em nutrir o banco de dados.

Não importa quem começa ajudando o cliente, porque todas as informações serão sempre compartilhadas e acessadas por qualquer pessoa em qualquer momento.

Melhore o atendimento ao cliente

Tempo vale dinheiro e ninguém gosta de perder dinheiro.

Seu tempo é valioso para bater metas, mas é o tempo do seu cliente também é. Quando um problema demora para ser solucionado o cliente fica insatisfeito, a menos que esse problema seja solucionado o mais rápido possível.

Com o CRM é possível identificar todas as chamadas abertas pelo e os representantes, visualizar todas as atividades de compras anteriores e ter acesso as demais informações que vão ajudar na resolução dos problemas que surgirem.

Quando você tem profissionais bem preparados e treinados, com experiência de relacionamento, eles podem identificar os dados relevantes para não perder o cliente.

Nunca esqueça que o CRM vai ajudar no suporte ao cliente e evitar que prejuízos prejudiquem o bom desempenho da equipe.

Automatize suas tarefas diárias

Conseguir concluir tarefas dentro do prazo é um alívio para qualquer profissional, principalmente quando essas tarefas são diárias e alguma coisa importante pode ficar de fora.

Junto com os detalhes de cada venda e abordagem executada no dia existem outras centenas de tarefas pequenas, que devem ser concluídas para que a equipe de vendas funcione com a mesma precisão de um relógio suíço.

Formulários precisam ser preenchidos e enviados, questões jurídicas devem ser repassadas para o setor responsável, dados sobre uma negociação devem ser cadastrados.

Essas tarefas demoram, muitas vezes são cansativas, mas precisam ser feitas.

Os sistemas de CRM são projetados para aliviar a rotina da equipe, tudo graças a automação. Isso significa que os esforços diários podem ser direcionados para buscar as melhores estratégias para converter as vendas e não com trabalhos burocráticos.

Acesse relatórios aprimorados

Erros acontecem em qualquer lugar, mas é por causa deles, que sua equipe não está batendo suas metas.

Uma das vantagens do CRM para a sua equipe de vendas é o fato dele diminuir consideravelmente a quantidade de erros que um relatório pode apresentar.

Um bom relatório é aquele que consegue reunir em um só lugar os dados mais relevantes e que pode te ajudar a encontrar soluções, tendências e padrões de negociação.

Para que os dados sejam mais precisam, o CRM também deve oferecer integrações com outras ferramentas ou plugins, que deixam o dia a dia de uma equipe de vendas mais dinâmica e informativa.

Com dados melhores, as vendas serão melhores e com mais qualidade. Você consegue tomar decisões mais eficientes e colher frutos mais lucrativos em curto, médio ou longo prazo.

Essas são algumas vantagens do CRM para a sua equipe de vendas. Não deixe de oferecer o melhor para os seus vendedores venderem mais e baterem todas suas metas.

 

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